Sábado, 15 de Junho de 2024
°C °C

Carros elétricos já têm onde recarregar em trechos da Eco101

Os usuários poderão recarregar os carros ao longo da BR-101/ES/BA em um dos seis totens disponibilizados pela concessionária

18/10/2023 às 15h26 Atualizada em 19/10/2023 às 10h06
Por: Redação
Compartilhe:
Pontos para recarga já estão disponíveis
Pontos para recarga já estão disponíveis

A Eco101, por meio de parceria realizada entre a Volvo e a EcoRodovias, está disponibilizando a partir deste mês de outubro, seis carregadores para veículos elétricos e híbridos nas bases de atendimento ao usuário (SAU) ao longo do trecho sob concessão na BR101/ES/BA. O equipamento permite recarga de emergência para os carros elétricos e sem custos aos motoristas.

De acordo com o diretor-superintendente da Eco101, Roberto Amorim Junior, os totens instalados têm por objetivo trazer maior comodidade e segurança para os usuários de carros elétricos que trafegam pela rodovia.

“Com os equipamentos instalados ao longo de todo trecho concessionado os usuários não precisam adentrar nas cidades que margeiam a BR para procurar pontos de recarga, com isso otimizam seu tempo de deslocamento, mantendo-se em um ambiente seguro e monitorado 24 horas por dia.” afirma o diretor.

A instalação dos carregadores, no trecho concessionado pela Eco101, faz parte de um projeto maior, que está instalando os equipamentos da parceria com a montadora em todas as concessionárias da EcoRodovias espalhadas pelo país. “Buscamos implantar em nossas rodovias para trazer mais conforto e segurança. Em uma situação de baixa carga durante a viagem, os usuários de carros elétricos terão mais pontos de recarga disponíveis evitando, assim, as chances de uma pane”, explica Karina Silva, engenheira eletricista na área de automação na EcoRodovias.

A parceria está alinhada ainda aos objetivos ESG (environmental, social and corporate governance) da empresa, que investe em diversos projetos para reduzir emissões de carbono.

Modelos compatíveis

Os equipamentos possuem plug T2 (Tipo 2) e todos os modelos com essa configuração podem utilizá-los, sendo compatíveis com os seguintes fabricantes:

Audi

BMW

BYD

Mercedes-Benz

 Renault

Smart

Tesla

Volkswagen 

Volvo.

O tempo de recarga depende do tamanho da bateria do veículo como, por exemplo, o Volvo XC40 híbrido, que pode ter sua carga completa em aproximadamente 3h.

Mas em 30 minutos, o motorista pode fazer a recarga suficiente para percorrer alguns quilômetros adicionais.

Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

 SAU 2 – km 42,3 - Conceição da Barra

SAU 3 – km 85,8 - São Mateus

SAU 6 – km 210,8 - Ibiraçu

SAU 8 – km 281 - Cariacica

SAU 10 – km 359,6 - Anchieta

SAU 11 – km398,9 - Itapemirim

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários