O governador Renato Casagrande (PSB) foi recebido por servidores comissionados, alunos da rede pública de ensino e vereadores no Centro de Brejetuba, na tarde desta sexta-feira, 24. Acostumado a atrair um bom público em suas andanças pelas cidades capixabas, Casagrande viu minguar os espectadores para o anúncio de uma série de obras no município.
Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, pela também deputada estadual, Raquel Lessa, e pelo deputado federal Gilson Daniel, Casagrande foi recebido pelo prefeito de Brejetuba, Levy da Marcedinha, visto na cidade como um administrador que não conseguiu entregar as promessas de campanha.
Distante da tenda montada para as falas oficiais, um senhor observava a chegada do helicóptero da Polícia Militar que trazia o governador. Intrigado, ele perguntou ao repórter do Portal Rede de Notícias o que estava acontecendo. O agricultor não sabia quem era Casagrande e nem o motivo da visita do chefe do executivo estadual.
Mais próximo do evento, um rapaz de 18 anos perguntava quem era aquele senhor de camiseta gola pólo, listrada de branco e azul, anunciado ao microfone pelo assessor do governador, visivelmente incomodado com o calor e com o atraso na chegada da comitiva palaciana.
Alheias ao evento, as crianças que deveriam estar na escola pareciam se divertir com a distribuição de copos e garrafas de água gelada e com os ventiladores gigantes, instalados para atenuar o calor escaldante embaixo da tenda. Nenhuma delas parecia entender o motivo de estarem ali, uniformizadas, ou quem era aquela figura paparicada por todos os presentes.
O modelo de festa e alegria que a caravana de Casagrande espalhava por onde passava em seus mandatos anteriores parece estar se esgotando. Neste caso, talvez pela falta de carisma e popularidade do prefeito Levy, que encara a desconfiança da população.
O sentimento em Brejetuba é de qua a cidade vive um marasmo econômico e de infraestrutura, cabendo aos governos estadual e federal investirem no município. Nossa reportagem tentou contato com o prefeito Levy da Mercedinha por meio de sua assessoria, mas não obtivemos retorno.
O presidente da Câmara de Vereadores de Brejetuba, Jairo Cunha, também foi procurado, mas não retornou nossos pedidos de entrevista.
Mín. 23° Máx. 26°