Foram sete anos seguidos sem qualquer registro de mortes violentas em Ponto Belo, cidade no extremo norte do Espírito Santo, distante 358 quilômetros da capital, Vitória. A tranquilidade na região foi quebrada neste fim de semana, quando cinco homens armados invadiram uma festa de família e abriram fogo.
Três pessoas foram baleadas, entre elas uma criança de 10 anos de idade, ferida à bala na barriga. Júnior do Carmo Vandel Reis, de 38 anos, morreu após ser socorrido. Já Thales do Carmo Pereira de Souza também foi alvejado, mas sobreviveu ao ataque.
O último homicídio registrado em Ponto Belo ocorreu em 25 de março de 2017, na zona rural da cidade. Em 2023, segundo o delegado Eduardo Mota, titular da Delegacia de Polícia (DP) da cidade, houve duas tentativas de homicídio, mas as vítimas não morreram. Dois suspeitos dos crimes foram presos.
Uma das fragilidades da cidade é a sua extensa divisa com outros dois estados brasileiros, Bahia e Minas Gerais. Em rota de fuga, bandidos e traficantes costumam se esconder em Ponto Belo. As denúncias anônimas, segundo a polícia, têm sido fundamentais para desvendar crimes e colocar criminosos na cadeia.
Mín. 23° Máx. 26°