Sexta, 19 de Abril de 2024
°C °C

Greve no PRODEST? Seu salário pode não sair

Previsão é de paralisação nesta segunda-feira, 23

21/01/2023 às 08h50 Atualizada em 21/01/2023 às 09h03
Por: Alexandre Damazio
Compartilhe:
Greve no PRODEST? Seu salário pode não sair

O Sindicato dos Empregados em Empresas  de Processamento de Dados e Trabalhadores em Informática do Espírito Santo (SindPD) diz que os servidores do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (PRODEST) devem iniciar nesta segunda-feira (23) a paralisação de alguns serviços essenciais à população do Estado, como o pagamento de benefícios sociais ligados ao Bolsa Capixaba, por exemplo. 

Em nota pública, o presidente do SindPD, Luiz Carlos Garcia, o Mussula, diz que a greve  serve para  preservervar o interesse da população, beneficiária dos serviços do PRODEST.

"Esperamos que todas as reivindicações sejam efetivamente apreciadas, buscando-se um entendimento que corresponda aos anseios dos Servidores que foram simplesmente ignorados, de forma literal ou tacitamente."

A nota ainda Ressalta que "a decisão de DEFLAGRAÇÃO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, é decorrente do descumprimento do acordo de datas assumido pela PRODEST, Seger e Seg, sobretudo nas principais pautas imediatas: concurso Público e Recomposição Salarial e de Pessoal".

Em Vila Velha, sistemas utilizados no Ciretran, Crefes e outros órgãos podem ter o atendimento afetado, inclusive presencial.

Outros sistemas críticos que dependem diretamente da atuação do Prodest, como E-Docs, Sistema de Agendamento do ES (Agenda ES), além de todos os serviços do Detran e a folha de pagamento dos servidores do Estado, tais como professores, policiais, médicos e enfermeiros, podem ser impactados.

Ainda de acordo com o Sindicato,  "desde Dezembro de 2021 a entidade está em um processo de negociação com a SEGER e a diretoria do Prodest. Os servidores reivindicam a readequação da carreira de TI para retenção de talentos e estancamento da evasão de analistas, recompondo seus valores nos moldes do mercado público e privado, bem como a realização de concurso para a autarquia".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários