Pesquisa divulgada pela ONG Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o litoral de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, é o segundo mais poluído por microplástico no Brasil
Foram percorridos 7 mil quilômetros e visitadas 306 praias em 201 municípios brasileiros.
O estudo revela que 100% das praias analisadas no Brasil apresentaram resíduos plásticos, com microplásticos detectados em 97% dos locais.
Dentre os poluentes, 91% eram plásticos, sendo 61% deles itens descartáveis, como tampas de garrafa. As bitucas de cigarro foram identificadas como o macrorresíduo mais abundante.
Os macrorresíduos incluem objetos como bitucas de cigarro, enquanto os microplásticos são partículas com até 5 milímetros.
A pesquisa, intitulada "Expedição Ondas Limpas", utilizou uma metodologia científica conforme o protocolo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) para a coleta e análise de dados em laboratório.
Confira o top 5 das cidades:
1. Mongaguá, em São Paulo: 83 microplásticos por metro quadrado
2. Conceição da Barra, no Espírito Santo: 44 microplásticos por metro quadrado
3. Florianópolis, em Santa Catarina: 43 microplásticos por metro quadrado
4. Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul: 43 microplásticos por metro quadrado
5. Natal, no Rio Grande do Norte: 39 microplásticos por metro quadrado
Segundo o relatório, a poluição plástica nos oceanos é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores problemas ambientais da humanidade.
Mín. 20° Máx. 22°