Com Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as escolas da rede municipal, Colatina é referência no acolhimento humanizado de crianças e jovens que necessitam de apoio na hora de estudar. Esses espaços são voltados ao atendimento pedagógico complementar de alunos público-alvo da Educação Especial, respeitando suas individualidades e necessidades específicas.
Com uma rede formada por 89 escolas municipais e mais de 15 mil alunos matriculados, a cidade tem adotado uma série de medidas para promover um ensino cada vez mais acessível, inclusivo e de qualidade.
Além da infraestrutura, a Prefeitura de Colatina aposta na formação de uma equipe preparada. A rede municipal conta com profissionais capacitados e especializados em educação especial, que atuam com responsabilidade e sensibilidade no processo de inclusão.
Contratação
Outro passo importante está em andamento: um processo seletivo que prevê a contratação de cerca de 300 profissionais de apoio escolar. Esses profissionais vão atuar diretamente com estudantes que necessitam de acompanhamento individualizado. Essa medida vai ampliar ainda mais a inclusão e o suporte necessário dentro das salas de aula.
O prefeito Renzo Vasconcelos afirma que a Educação Inclusiva é uma das prioridades da atual gestão.
“Investir em uma educação pública de qualidade, acessível e inclusiva é investir no futuro de Colatina. Estamos comprometidos em garantir que nossas crianças e jovens tenham oportunidades reais de desenvolvimento, com respeito e apoio necessário para que todos avancem.”
Atualmente, a Rede Municipal atende 1.218 alunos com laudos e diagnósticos que os classificam como público-alvo da Educação Especial, sendo 774 deles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
SALAS SENSORIAIS
Uma outra inciativa que faz de Colatina referência na Educação Especial são as Salas Sensoriai s. Alunos de 22 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim) estão tendo acesso ao projeto das Salas Sensoriais, um espaço pedagógico voltado para o público de educação especial, que apresentam dificuldades motoras e de aprendizagem, entre elas TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e altas habilidades. O objetivo é estimular e preparar as crianças para atividades dentro e fora da escola.
A secretária municipal de Educação, Maricelis Caetano, reforça o papel da educação inclusiva na transformação da sociedade.
“Nosso objetivo é garantir que todas os nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeite as diferenças e promova o desenvolvimento de cada um. A inclusão é uma responsabilidade de todos e, em Colatina, estamos trabalhando para que ela aconteça com respeito, estrutura e sensibilidade.”
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