O Município de Colatina alcançou em 2025 a Nota Máxima em Transparência Pública sob avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU).
O resultado é inédito e pode ser verificado por meio do Mapa Brasil Transparente (MBT), que é um sistema desenvolvido pela CGU para possibilitar o acompanhamento da evolução da transparência e do acesso à informação de estados e municípios.
Os resultados alcançados pela atual gestão de Colatina podem ser consultados no endereço eletrônico: https://mbt.cgu.gov.br/publico/avaliacao/autoavaliacao_gestao.
Essa avaliação faz parte do programa desenvolvido pela CGU conhecido como Escala Brasil Transparente (EBT), que trata de uma metodologia de avaliação de transparência em estados e municípios desenvolvida para fomentar a transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas pelos entes públicos na promoção do acesso à informação.
Em 2025, o período de autoavaliação e envio de informações à CGU ocorreu de 11/02/2025 até 28/02/2025, comprovando o compromisso da atual gestão de Colatina em cumprir todos os requisitos exigidos, alcançando assim a nota máxima na avaliação de transparência pública.
Trata-se de uma importante conquista para o Município de Colatina tendo em vista ser a melhor nota em toda a série histórica de avaliações da CGU.
Na primeira versão da avaliação da transparência pública realizada pela CGU, no período de 09/07/2018 a 14/11/2018, Colatina havia alcançado a nota de 8,99, sendo que a nota máxima seria 10,0.
Já na segunda edição da avaliação ocorrida entre 01/04/2020 a 31/12/2020, o município de Colatina caiu substancialmente para a nota 4,44. Conforme disponível em https://mbt.cgu.gov.br/publico/avaliacao/escala_brasil_transparente/66
Agora, em 2025, após a adoção e implementação de diversas medidas buscando boas práticas na gestão pública, a gestão do prefeito Renzo Vasconcelos alcançou, pela primeira vez, a nota máxima em transparência pública pela avaliação da Controladoria-Geral da União.
Neste período foram avaliados a transparência de informações referente a estrutura governamental, receitas e despesa públicas, servidores públicos, licitações e contratos públicos.
Segundo o Controlador-Geral do Município, Renan Leal de Oliveira, “Esse é um excelente sinal de que estamos no caminho certo. O objetivo da atual gestão é fomentar a transparência municipal gerando maior participação e engajamento da população colatinense no controle da coisa pública.
Já o prefeito Renzo Vasconcelos destacou o “esforço concentrado de toda administração em buscar soluções que impactassem as finanças públicas, retomando o crescimento e a qualidade dos serviços prestados à população”.
Mín. 22° Máx. 32°