Com o avanço irracional da direita na pauta da anistia e da autoblindagem, sondagem do Instuto Quaest aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencedor em todos os cenários de disputa à presidência em 2026.
A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 18, e mostra Lula fortalecido após os congressista de direita mostrarem que querem simplesmente a impunidade, no caso dos atos golpistas, e a certeza de não responderem por seus crimes, na PEC da Bandidagem.
Números
No 2º turno, Lula se mantém à frente de outros 9 nomes pesquisados: Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Jair Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Michelle Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD).
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Os dados mostram estabilidade em relação ao levantamento anterior divulgado.
Naquele mês, Lula passou a liderar em todos os cenários pesquisados. Em julho, Tarcísio empatava com Lula no limite da margem de erro. Em junho, com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite.
Mín. 21° Máx. 25°