O vereador da Serra Adriano Galinhão, do mesmo partido do governador Renato Casagrande (PSB), fez duras criticas à qualidade da água entregue pela Cesan nas residências de boa parte dos bairros da cidade.
A água barrenta fornecida pela Cesan na Serra gerou revolta e repercutiu negativamente poucos dias depois do novo presidente da Compania de Abastecimento, Munir Abud de Oliveira dizer que trabalharia pela qualidade e pela regularidade no abastecimento.
Os vereadores da cidade, que na primeira sessão ordinária ocorrida nesta segunda-feira (06), levaram uma jarra de água contendo uma amostra do líquido que tem saído nas torneiras das residências serranas, soltaram o verbo.
O governador Renato Casagrande também foi cobrado pelo vereador Galinhão. Foi ele quem abriu a choradeira em plenário.
Galinhão defendeu a criação de uma comissão de vereadores para investigar e cobrar punição em caso de comprovação de irregularidades da Cesan.
Além dele, o parlamentar Anderson Muniz pediu que a Mesa Diretora da Câmara da Serra agendasse uma reunião presencial com todos os 23 vereadores da Serra para tratar do tema junto a Casagrande, já que a Cesan tem como sócio majoritário o próprio Governo do Estado do Espírito Santo.
Anderson levantou novamente a hipótese de que há uma espécie de ‘abastecimento seletivo’, já que parte da cidade de Vitória também é abastecida pelo mesmo Rio Santa Maria, que abastece a maioria do território da Serra, mas que, no entanto, não sofre cronicamente com a falta d’água, diferente de alguns bairros serranos, que tem seu fornecimento de água cortado quase que semanalmente
Mín. 18° Máx. 24°