O governo de El Salvador transferiu os primeiros detentos para a megaprisão inaugurada no começo do mês. A cadeia tem capacidade para 40 mil presos e é a maior das Américas.
Dois mil detentos foram levados para a penitenciária, que fica numa área rural a 75 quilômetros da capital San Salvador.
O complexo, batizado de Centro de Confinamento para o Terrorismo, é mais um passo na controversa política do governo salvadorenho para combater a violência das gangues.
El Salvador está há quase um ano em estado de exceção por causa do grande número de assassinatos. A medida autoriza, entre outras coisas, prisões sem mandado e que os detidos não tenham direito a um advogado. Mais de 65 mil pessoas foram presas desde então.
El Salvador é um país da América Central, sendo o único desse subcontinente que não apresenta litoral no mar do Caribe. Com extensão territorial de 21.041 quilômetros quadrados, a nação é banhada pelo oceano Pacífico (nas porções sul e leste), além de possuir fronteiras com Honduras (a leste) e Guatemala (a noroeste).
Seu território está situado no Hemisfério Setentrional (ao norte da linha do Equador) e no Hemisfério Ocidental, visto que El Salvador está localizado a oeste do meridiano de Greenwich. O país pertence à Zona Climática Intertropical – entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer.
A população é predominantemente mestiça de índios e espanhóis. O contingente populacional é de 6.163.050 habitantes, sendo a densidade demográfica de 293 habitantes por quilômetro quadrado. A taxa de crescimento anual da população é de apenas 0,4%. Aproximadamente 61% dos salvadorenhos residem em áreas urbanas. San Salvador, capital do país, é a cidade mais populosa: 513.869 habitantes.
O idioma oficial é o espanhol. A religião com o maior número de adeptos é o cristianismo (97,5%), com destaque para o catolicismo, seguido por 91% dos habitantes.
El Salvador possui uma economia de pouca expressividade. O setor industrial atua nos segmentos de processamento de alimentos, bebidas, petróleo, tabaco, têxtil, móveis e cimento.
Os principais produtos de exportação são o camarão, café e, principalmente, cana-de-açúcar. Atualmente, uma importante fonte de recurso é o dinheiro enviado por cerca de 1 milhão de salvadorenhos que trabalham em outros países, em especial nos Estados Unidos.
Mín. 23° Máx. 25°