Contra números não há argumento que fique de pé: no Espírito Santo mais de 60 mulheres são agredidas todos os dias por seus companheiros e famíliares. Nestes três primeiros meses de 2023, nada menos que 5.557 mulheres sentiram a fúria de quem deveria estar ao seu lado, amando e protegendo.
Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e mostram que a média de casos é de 61 mulheres agredidas por dia no estado este ano.
Segundo o levantamento, em todas as cidades da Grande Vitória houve aumento da violência contra a mulher nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses de 2022, foram 5.638 registros.
Atualmente, vítimas de violência são atendidas em 13 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) das 8 às 18h nas cidades de:
Vitória
Aracruz
Cariacica
Cachoeiro de Itapemirim
Colatina
Guarapari
Linhares
Nova Venécia
São Mateus
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha.
Durante a noite e aos domingos e feriados, o atendimento é feito nas Delegacias Regionais e, no caso da Grande Vitória, no Plantão Especializado da Mulher (PEM), em Vitória, única unidade especializada para mulheres que funciona 24 horas atualmente.
Mín. 18° Máx. 24°