Os números são alarmantes: por hora, 8 motoristas são parados em fiscalizações de trânsito no Brasil conduzindo veículos sob efeito de bebida alcoólica.
O relatório inédito foi divulgado nesta segunda-feira, 25, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes.
Mais da metade dessas infrações ocorreu aos sábados e domingos, com pico entre 23h e 0h.
O perfil predominante dos proprietários de veículos autuados é masculino, tem, em média, 42 anos e reside nas capitais dos estados brasileiros.
O estudo analisou dados cruzados da Senatran e órgãos de trânsito entre 20 de junho de 2008 e 19 de junho de 2023, e catalogou mais de 1 milhão de infrações de condutores que dirigiam sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa.
Condutores do sexo masculino (mais de 80% dos casos) com mais de 30 anos (90% das infrações) e que em média tiraram a primeira habilitação há 16 anos da data da infração são a maioria.
Mais de 90% dos veículos autuados eram de categoria particular, e cerca de 80% de “veículos leves”, como automóvel, caminhonete, camioneta e utilitários.
Minas Gerais aparece em primeiro lugar entre os estados com aior número de autuações, com 187 mil infrações. Seguido por São Paulo, com 162 mil registros, e Paraná, com 83 mil ocorrências. Juntos, esses três Estados representam mais de 40% das infrações à Lei Seca do País.
Mín. 23° Máx. 27°