Sexta, 19 de Abril de 2024
°C °C

Como é o novo asfalto que começa a chegar nas ruas brasileiras em 2023

Eficiência

04/01/2023 às 15h12 Atualizada em 04/01/2023 às 15h19
Por: Redação
Compartilhe:
Tecnologia agregada
Tecnologia agregada

A preocupação das fabricantes de veículos está na eficiência e na sustentabilidade. Muito se fala sobre o aprimoramento dos carros, das motos e dos caminhões.

Mas e o que está para além deles? Com isso em mente, a Petrobras anuncia a criação do novo asfalto CapPRO, que promete redução de até 65% nas emissões de gases do efeito estufa. A empresa explica que a aplicação do asfalto normalmente ocorre em altas temperaturas.

O novo asfalto, por outro lado, pode ser aplicado em temperaturas significativamente menores do que as usuais, o que contribui para a economia de energia. Com menores temperaturas de aplicação, também são menores as emissões de vapores químicos. Outra vantagem do CapPRO é que ele possibilita um maior uso de material reciclado de asfalto na composição do pavimento asfáltico, isto é, permite que se recicle maior quantidade de asfalto.

Isso sem a necessidade de modificações na aplicação. A Petrobras já inseriu o novo produto em seu portfólio e, ao longo de 2023, será implementado nas vias de todo o país. Conforme o asfalto velho vai sendo substituído, a renovação já será feita com o CapPRO. Trata-se de mais um passo fundamental para o cumprimento das normas ambientais e da agenda de programas importantes, como o Rota 2030.

Benefícios:

°Atende as metas ambientais
°Reduz emissões de gases do efeito estufa em até 65%
°Reutiliza materiais, como o plástico
°Promete
redução nos custos

Necessidade de recapeamento Em nota publicada pela Prefeitura de São Paulo — por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), no Diário Oficial da Cidade de SP — foi anunciado o Decreto nº 61.417. Ele estabelece o início do programa de recapeamento de vias na capital, no valor de aproximadamente R$ 1 bilhão. É prometido que, até 2024, mais de 20 milhões de m² serão recuperados com recapeamento , micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários