O Espirito Santo já pode celebrar a aprovação do seu primeiro Parque Tecnológico, que será implantado na Cidade da Inovação, projeto visionário do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), sob a liderança do reitor Jadir Pela.
A proposta do Ifes foi selecionada em 1º lugar no resultado preliminar da chamada pública do edital Parques Tecnológicos – 01/2024, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Finep, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Essa chancela é um selo de qualidade fundamental, já que os grandes parques tecnológicos do Brasil iniciaram suas trajetórias com esse mesmo reconhecimento. O projeto, Cidade da Inovação, consolida a visão estratégica do reitor Jadir Pela e do Ifes em transformar a Cidade da Inovação em um ambiente de excelência para pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo tecnológico.
Um projeto com DNA inovador.
A criação do Parque Tecnológico Cidade da Inovação está profundamente ligada à visão de futuro do reitor do Ifes, Jadir José Pela. Enquanto Secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, ele iniciou ações estratégicas para pavimentar o caminho rumo a um parque tecnológico no Estado. Agora, como reitor do Ifes, conseguiu concretizar esse planejamento, transformando a Cidade da Inovação no primeiro Parque Tecnológico capixaba.
O marco inicial do projeto ocorreu em 2021, com a doação dos galpões do IBC (Instituto Brasileiro do Café) pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União). Em 2023, o projeto recebeu um impulso decisivo com R$ 5 milhões em recursos do Funcitec/MCI (Movimento Capixaba pela Inovação), permitindo que o servidor Wagner Poltronieri Entringer liderasse a equipe responsável pelo planejamento e implantação inicial do parque.
Dos antigos galpões surgiu a oportunidade de criar o ecossistema de inovação que a Cidade da Inovação representa no ES. Localizada no bairro Jardim da Penha, em Vitória, a Cidade já integra em seu espaço o Polo de Inovação do Ifes, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes), o Polo de Inovação do Ifes e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial - Inpi. Já existia um preparo para esse salto, de se tornar um Parque Tecnológico. Agora, com o aval da Finep, o Parque Tecnológico Cidade da Inovação (PTCI) se tornará uma realidade, integrando empresas, startups, universidades e centros de pesquisa em um ecossistema único de geração de valor.
"Sempre enxergamos a Cidade da Inovação como um catalisador do desenvolvimento tecnológico do ES. Essa conquista valida a visão que criamos para a Cidade da Inovação, coloca o Ifes e o Estado em um novo patamar de inovação e tecnologia", destacou o Reitor Jadir Pela.
A equipe responsável pela elaboração da proposta inclui ainda os professores e pesquisadores do Ifes Douglas Almonfrey, Francisco José Casarim Rapchan e Lucas Poubel Timm do Carmo, que trabalharam para garantir o destaque do projeto em âmbito nacional.
"A transformação da Cidade da Inovação no primeiro Parque Tecnológico do Espírito Santo consolida uma visão estratégica que o Ifes vem desenvolvendo em parceria com sua Agência de Inovação - Agifes, que tem papel fundamental nesse processo, atuando na gestão da propriedade intelectual, no fomento ao empreendedorismo tecnológico e na articulação entre academia e mercado. Este marco histórico é fruto do trabalho dedicado de nossas equipes e coloca o ES na vanguarda da inovação. Estamos construindo um ecossistema integrado onde conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e inovação convergem para gerar impactos reais na sociedade. Esta conquista é apenas o primeiro passo de uma jornada que posicionará o Espírito Santo como referência em inovação tecnológica no Brasil e no mundo." afirmou o Pró-Reitor de extensão, Lodovico Ortlieb Faria.
Impacto para o ecossistema capixaba
O Parque Tecnológico Cidade da Inovação será um construtor de pontes, conectando a cadeia produtiva e oferecendo infraestrutura e governança para impulsionar a inovação. Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, ressaltou a importância do marco: "É a primeira vez que o ES tem um projeto de parque tecnológico aprovado em um edital nacional. Isso fortalece nosso ecossistema e abre portas para um futuro promissor."
Com a chegada dos recursos da Finep, a operação do Parque terá início, consolidando a Cidade da Inovação como o primeiro Parque Tecnológico do Espírito Santo e se concretiza como um novo capítulo para a inovação no Estado.
O que é um Parque Tecnológico?
De acordo com a Finep, um Parque Tecnológico é um ambiente planejado para fomentar a inovação, integrando empresas, instituições de pesquisa e empreendedores em um ecossistema colaborativo. Com sua implantação, o Parque Tecnológico Cidade da Inovação se consolidará como o maior e mais completo ambiente de fomento à inovação do Espírito Santo, funcionando como um verdadeiro "guarda-chuva" que abrigará e integrará todas as iniciativas de CT&I do estado.
Esta estrutura única permitirá que o parque funcione como uma grande plataforma de conexões, onde ideias se transformam em negócios, pesquisas se convertem em produtos e a academia dialoga diretamente com o setor produtivo e com a sociedade.
Mín. 22° Máx. 26°