Carros elétricos, que antes não tinham muito espaço no mercado nacional, estão cada vez mais no cotidiano dos brasileiros e agitam um setor com projeção de crescimento no país.
O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil entra em 2023 com recorde: as vendas do ano passado somaram 49.245 unidades, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). O número é 40% maior do que o registrado em 2021. A meta da ABVE era vender 50 mil carros em 2023.
A frota de elétricos e híbridos no Brasil chegou a 126 mil carros com 128 modelos diferentes, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV), sendo que os BEV fecharam 2022 com emplacamentos de 8.460 unidades.
Os valores desses veículos são diversos. Os mais baratos variam entre R$140 a R$260 mil reais.
Modelos à venda no Brasil
Disponível nas carrocerias SUV e Sportback, o e-tron caiu nas graças do público e rapidamente virou o carro elétrico mais vendido do país. É uma façanha e tanto, ainda mais considerando que o veículo não custa menos de R$ 530 mil. O visual futurista não se deve apenas ao design de linhas modernas. O sistema de câmeras com visão em 360 graus e principalmente as câmeras instaladas no lugar dos espelhos retrovisores convencionais (um opcional de caros R$ 13 mil) são itens bastante desejados.
Motorizações: dois motores elétricos (408 cv)
Autonomia: 436 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): de R$ 531.990 a R$ 599.990 (e-tron SUV) / de R$ 551.990 a R$ 629.990 (e-tron Sportback)
O i3 fez a marca alemã largar na frente das compatriotas na briga dos carros elétricos. Além de não emitir poluentes, o compacto de estilo futurista abusa dos materiais ecológicos e recicláveis em sua construção. O modelo também é o único vendido no Brasil a oferecer uma versão com autonomia estendida. Se optar por ela, o motorista pode rodar até 440 quilômetros, ou 95 quilômetros a mais do que a versão ?convencional?.
Motorizações: elétrica (170 cv)
Autonomia: 335 km (ciclo WLTP) / 440 km (com extensor de autonomia)
Preços (em SP): R$ 279.950
O Arrizo 5e é o primeiro carro elétrico vendido pela Caoa Chery no país. Baseado no Arrizo 5 "convencional", o modelo tem um motor elétrico de 90 kW (ou 122 cv) e torque instantâneo de 28,1 kgfm. A autonomia é um de seus pontos positivos. De acordo com a fabricante, o sedã é capaz de rodar até 322 quilômetros sem precisar parar para recarregar as baterias.
Motorizações: elétrica (122 cv)
Autonomia: 322 km
Preços (em SP): R$ 159.900
O Bolt é o primeiro modelo da nova era da Chevrolet. Afinal, a empresa já declarou que venderá apenas carros movidos a eletricidade a partir de 2035, assim como as demais marcas da General Motors. O carro também se destaca pela segurança ao vir com 10 airbags e um prático sistema de câmeras, que inclui até uma que substitui o espelho retrovisor interno.
Motorizações: elétrica (203 cv)
Autonomia: 416 km (ciclo EPA)
Preços (em SP): R$ 274 mil
Baseado no antigo J2, o iEV20 é o carro elétrico mais barato do país. Por R$ 159.900, ele traz um pequeno motor elétrico de 68 cv, mas com torque instantâneo de 21,9 kgfm. Apesar de ser classificado pela marca como um SUV, o iEV20 não esconde sua vocação urbana. As dimensões compactas, aliás, contribuem para dar agilidade em meio ao trânsito.
Motorizações: elétrica (68 cv)
Autonomia: 400 km
Preços (em SP): R$ 159.900
Se o pequenino iEV20 aproveita a base do J2, o iEV40 é feito sobre um projeto mais moderno. A versão elétrica do T40 preserva as qualidades do modelo a combustão, como o nível de acabamento interno e a boa lista de equipamentos. O motor elétrico entrega 115 cv e torque de 27,5 kgfm. Assim como o ?caçula?, o iEV40 possui um sistema de frenagem regenerativa que faz com que o motor elétrico se transforme em um gerador que recarrega as baterias tão logo o motorista tira o pé do acelerador.
Motorizações: elétrica (115 cv)
Autonomia: 300 km
Preços (em SP): R$ 225.900
O iEV60 consta no site da JAC Motors. Entretanto, uma nova versão deve estrear no mercado brasileiro no segundo trimestre deste ano. A maior novidade será a atualização visual. O modelo atual é baseado no antigo T60, que passou por uma reestilização radical.
Motorizações: elétrica (150 cv)
Autonomia: 380 km
Preços (em SP): R$ 259.900
O primeiro carro elétrico da Jaguar é um SUV estiloso equipado com dois motores elétricos - um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Assim, a potência combinada é de 400 cv. Fora o design encantador, o I-Pace também seduz pelo luxo típico dos carros da marca britânica. A autonomia também se destaca: segundo a Jaguar, é possível rodar até 470 quilômetros sem recargas.
Motorizações: dois motores elétricos (400 cv)
Autonomia: 470 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 639.950
A versão elétrica do charmoso Mini Cooper está disponível em duas versões de acabamento: Exclusive e Top. Ambas entregam 184 cv e 27,53 kgfm de torque instantâneo. Visualmente, o modelo se diferencia do restante da gama do hatch em alguns detalhes, como o desenho das rodas de liga leve de 17 polegadas.
Motorizações: elétrica (184 cv)
Autonomia: 234 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 239.990 (Exclusive) / R$ 264.990 (Top)
A Mercedes-Benz demorou para reagir ao pioneirismo da rival BMW. Mas pretende tirar o atraso com uma linha completa de modelos elétricos. O primeiro a chegar foi o EQC, que mais parece uma versão elétrica e futurista do GLC. Assim como o I-Pace, o SUV da Mercedes possui dois motores. Neste caso, porém, ele entrega 408 cv.
Motorizações: dois motores elétricos (408 cv)
Autonomia: 417 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 629.900
O Leaf foi o primeiro carro elétrico vendido em larga escala no mundo. Em sua segunda geração, o modelo ficou mais bonito, tecnológico e com maior autonomia. Agora é possível rodar até 270 quilômetros sem recarregar as baterias. Lançado no Brasil em 2019, o Leaf é trazido para cá em versão única. O modelo incorpora algumas tecnologias de outros modelos da marca, como o sistema de câmeras com visão em 360 graus e o painel digital.
Motorizações: elétrica (149 cv)
Autonomia: 270 km
Preços (em SP): R$ 259.900
O Taycan colocou a Porsche no mundo dos carros elétricos em grande estilo. Disponível em quatro versões de acabamento (Taycan, 4S, Turbo e Turbo S), o modelo tem potências variando de 408 cv a 761 cv. Apesar de não trazer o ronco dos outros esportivos da marca, o Taycan é um legítimo Porsche no desempenho. Na configuração mais potente (a Turbo S), ele precisa de meros 2,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Motorizações: elétrica (Taycan: 408 cv / 4S: 530 cv / Turbo: 680 cv / Turbo S: 761 cv)
Autonomia: 407 km (4S, Turbo e Turbo S) - 463 km com opcional Performance Battery Plus / 484 km (Taycan)
Preços (em SP): de R$ 589 mil (Taycan) a R$ 1.079.000 (Turbo S)
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