No próximo domingo, dia 17 de dezembro, das 11h às 19 horas, tem Mercado Mix, na Barra do Jucu, com gastronomia, exposição de Artesanato, Hatha Yoga, Música ao Vivo, Massagem, Pet Friendly, atividades para crianças, Flash Tatoo, Open Air, Cultura e Arte.
O evento acontece mensalmente no Restaurante República da Barra, que oferece um cardápio diferenciado, com salmão, bacalhau, filé, além de pratos veganos e vegetarianos, com um quintal gigante, gramado e cercado de flores e árvores.
Cerca de 30 artesãos participam da exposição. Em meio ao verde, as peças artesanais diferenciadas dão uma ideia de como é rico o artesanato capixaba. E os pets também são bem-vindos no local.
Uma das expositoras do Mercado Mix é a jornalista artesã Fabiana Pizzani, que expõe peças da coleção FLORESCÊNCIA, mosaicos artesanais produzidos com materiais recolhidos no lixo.
Após entrar numa jornada de luta contra o câncer, em meio à pandemia de Covid-19, Fabiana se encontrou na arte dos mosaicos.
A primeira coleção da @juntandocacos_es resgata o amor pelos símbolos com os quais Fabiana, que é nativa da Barra do Jucu, convive desde sempre: o mar, o rio, o Morro da Concha, o patrimônio histórico, a ancestralidade cultural e a natureza preservada do bairro, vila de pescadores do município de Vila Velha.
O material reciclado se transforma em móveis, bandejas, travessas, tampos de mesa, descansos de panela, quadros, porta trecos, entre outras peças.
Para Fabiana, na sua produção de mosaicos artesanais é impossível fazer peças iguais. "Cada obra é única", destaca a jornalista artesã.
O artesanato tradicional capixaba, em sua maior parte, representa referências históricas e culturais do Espírito Santo, herança artística de várias etnias que formaram o povo do nosso Estado, como os índios, os negros africanos e os europeus.
A diversidade da nossa produção artesanal vai de objetos feitos em argila e barro, instrumentos musicais, adornos feitos de conchas, pedras, fibra vegetal, esculturas em madeira, a renda de bilro e uma infinidade de produtos, funcionais, decorativos...
Cerca de 10 milhões de brasileiros sustentam suas famílias exclusivamente com artesanato, atividade econômica que representa 3% do PIB nacional, com faturamento anual de R$ 102 bilhões, segundo informações do Sebrae. A média da renda mensal do artesão em alguns municípios do País é de um a seis salários mínimos.
No Espirito Santo, o artesanato também se destaca, tem função econômica e social, sendo fonte de renda de muitas famílias de artesãos. Mas, a maior parte dos artesãos capixabas tem no artesanato um complemento da renda familiar, uma atividade para ajudar no sustento da família.
Mín. 20° Máx. 22°