As equipes médicas da Santa Casa de Iúna, no interior do Espírito Santo, fizeram 904 partos em 2022. O número é quase o dobro de 2021, quando foram realizados 492 partos na unidade.
Numa conta rápida, são 2,4 novos capixabas trazidos ao mundo todos os dias, de janeiro a dezembro, somente em uma cidade de pequeno porte do Estado.
A oportunidade das famílias terem seus filhos em plena cidade onde vivem também evitou que muitas delas se submetessem à estradas perigosas para um atendimento de urgência.
De acordo com a assessoria da prefeitura, que passou a atuar na unidade de Saude "a aquisição administrativa é mais um esforço dentro dos grandes investimentos em saúde promovidos pelo Prefeito Romário Batista Vieira para Iúna".
Hoje a Santa Casa de Iúna oferece equipe multidisciplinar 24 horas para atender as gestantes.
A população de Iúna, segundo o IBGE, não chega a 30 mil habitantes. De acordo com a prévia do Censo 2022, o Espírito Santo conta com 3.975.100 moradores.
Os municípios mais populosos são Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória, respectivamente.
Os 10 municípios menos populosos são Águia Branca, Vila Pavão, Ibitirama, São Domingos do Norte, Ponto Belo, Alto Rio Novo, Apiacá, Dores do Rio Preto, Mucurici e Divino de São Lourenço.
Mín. 23° Máx. 25°