Sem fazer muito alarde, nesta sexta-feira (12), o ministro Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou o emprego da Força Nacional em Mato Grosso do Sul.
Os agentes atuarão em apoio à Polícia Federal.
Conforme a publicação feita no Diário Oficial do Estado, fica autorizado o emprego da Força Nacional em apoio à PF no combate ao tráfico de drogas e de armas. Esse apoio vai acontecer em caráter episódico e planejado.
Ainda segundo a publicação, o emprego da Força Nacional acontece até 3 de maio. Na publicação do ministro não há detalhamento a respeito de quais cidades os militares irão atuar.
O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretora da Força Nacional de Segurança Pública.
Força Nacional no Espírito Santo
A tropa chegou ao estado em agosto de 2019 para atuar em 28 bairros de Cariacica.
Na época, o objetivo era colaborar com a redução da criminalidade, um dos pontos que levou a cidade capixaba a ser escolhida entre cinco do Brasil para fazer parte do programa.
A estadia teria seis meses de duração, mas foi prorrogada por diversas vezes. Recentemente, os militares da Força Nacional estavam sendo acionados pela Polícia Civil para atuarem nas fases da Operação Caim, com foco no combate a organizações criminosas que atuam no estado.
Além de Cariacica, o projeto também foi aplicado em Goiânia (GO), Paulista (PE), Ananindeua (PA) e São José dos Pinhais (PR).
Mín. 20° Máx. 22°