Após pedir recuperação judicial, a direção das Lojas Americanas agora se vê mergulhada em perfis falsos que estão manchando ainda mais a imagem da gigante do varejo.
Golpistas estão aproveitando a turbulência e bombardeando o Instagram com anúncios falsos que podem enganar até mesmo os mais atentos num verdadeiro “arrastão virtual”.
Os criminosos utilizam a identidade visual das Lojas Americanas e muitas vezes exibem até anúncios animados e com o jingle da empresa, confundindo ainda mais a vítima.
Os riscos para o consumidor que cai na fraude vão desde perder o dinheiro da suposta compra até ter seus dados pessoais e de cartão de crédito clonados em sites clandestinos.
A melhor maneira para não cair no golpe é ficar atento especialmente nos anúncios que exibem preços muito baixos, beirando o absurdo.
Por exemplo, uma fritadeira Air Fryer era oferecida por R$99, enquanto o mesmo produto e marca no aplicativo verdadeiro da Americanas era oferecido por R$373,89.
Até o momento foi notado um aumento nos anúncios relacionados às Lojas Americanas, porém o consumidor deve ficar atento também ao uso do nome de outras empresas que também são utilizadas nesse tipo de fraude.
O usuário que receber um anúncio falso deve acionar o botão de denúncia do Instagram e deve evitar clicar nos links de compra ou “saiba mais”.
A Americanas foi procurada via Direct para se posicionar sobre o caso, mas ainda não deu resposta.
Mín. 23° Máx. 26°