Achar um pedaço de areia para curtir um domingo de sol nas praias da Grande Vitória está cada dia mais dificil, já que quiosques e comerciantes se apossaram do espaço público com cadeiras, mesas e até cordas para delimitar o uso particular de um bem que é de todos.
De olho nessa bagunça, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) determinou que quiosques localizados na Curva da Jurema e em Camburi, praias badaladas de Vitória, retirem cordas, mesas e cadeiras da areia.
A norma atende a exigências da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), que apontou irregularidades no uso do espaço por parte dos comerciantes.
Os exemplos de desrespeito aos espaços públicos foram encontrados nas duas praias, tais como contêiner sobre a areia e deque de madeira e piso cimentado sobre o solo. Na maioria dos estabelecimentos, foram constatadas cercas de cordas e madeira delimitando áreas e impedindo o livre acesso à praia, entre outras estruturas diferentes que não constavam nos projetos arquitetônicos originais.
A reclamação dos frequentadores é a diminuição do espaço público para quem não pode ou não quer pagar pelos serviços dos bares e quiosques, além do lixo gerador por esses estabelecimentos.
Mín. 23° Máx. 28°