A vereadora Karla Coser (PT) usou as suas redes sociais para denunciar a falta de alguns medicamentos em uma unidade de saúde de Vitória.
Segundo a parlamentar, faltam aproximadamente 10 medicamentos que antes eram oferecidos de graça para a população.
Por meio de nota a Prefeitura de Vitória informou que está com 93% de índice de abastecimento de medicamentos em suas unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informa ainda que os medicamentos aciclovir, guaco, ibuprofeno e risperidona estão em processo de distribuição para as unidades de saúde da capital.
"A Semus comprou o medicamento bupropiona, e estamos aguardando a entrega pelo fornecedor. A empresa foi notificada pela Semus.Já para a compra do soro fisiológico, a Semus abriu dois processos, inclusive junto ao Estado, e não houve fornecedores habilitados. A Semus está buscando alternativas para que seja feita nova compra.A loratadina e a nitrofurantonina estão com problemas de produção na indústria em virtude da escassez da matéria prima e o verapamil, teve a produção descontinuada pela Anvisa. A distribuição de medicamentos está ligada à regularidade de produção na indústria e ao prazo de entrega pelos fornecedores. Entretanto, há medicamentos que podem ser substituídos e os médicos são orientados a fazer essa substituição. Nossa missão é oferecer qualidade de vida para o usuário", explicou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.