Sexta, 24 de Maio de 2024
°C °C

Exercício ilegal da profissão leva Crea-ES a emitir 49 multas em VV

População ajuda denunciando

11/05/2023 às 15h10 Atualizada em 12/05/2023 às 11h21
Por: Redação
Compartilhe:
Multas para empresas de construção sem registro no Crea-ES
Multas para empresas de construção sem registro no Crea-ES

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) apurou nos últimos dias 24 a 28 de abril, em Vila Velha, 19 denúncias relacionadas ao exercício ilegal da profissão, praticado por pessoas sem formação e sem conhecimento técnico para exercer atividades na área da Engenharia. 

A operação gerou no período 118 ações fiscais no município e resultou em 49 autos de infração. As multas foram emitidas para empresas que executavam os serviços sem ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e por atuar sem registro na instituição.

 “A comunidade exerce um papel fundamental para a fiscalização do Conselho. O canal de denúncias on-line, disponível no site do Conselho, é uma das principais ferramentas para comunicar atividades suspeitas, exercício ilegal da profissão ou qualquer outra demanda que necessite da intervenção do Crea-ES. Qualquer pessoa pode entrar em contato conosco e contribuir para a segurança de todos”, informou o presidente do Crea-ES Engenheiro Jorge Silva.

A atual gestão do Conselho tem adotado a prática de uma fiscalização orientativa, porém, rígida e técnica, que valoriza o profissional e protege à sociedade.

“O resultado mais latente do aumento de ações fiscais é a segurança da população. Obras com falhas de protocolo, ausência de projetos ou de empresas e profissionais qualificados e habilitados representam riscos diretos à comunidade. Ao realizarem os autos, a atividade ilegal e danosa é inibida. Uma fiscalização forte também gera mercado regular.  Quando o Crea-ES trabalha para coibir o exercício ilegal da profissão, cria oportunidades de mercado, estimula demandas para profissionais qualificados, registrados e regulares com o Conselho”, disse o presidente do Crea-ES, Engenheiro Jorge Silva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários