Entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, 8.262 cachorros foram roubados no Brasil, segundo levantamento da plataforma HelloSafe Brasil.
Isso quer dizer que, por dia, oito cães são levados de suas casas no país. O levantamento ressalta que há subnotificação, ou seja, o número pode ser bem maior.
A pesquisa aponta, ainda, que a raça Shih-tzu é a mais cobiçada pelos infratores. Pitbull, Spitz Alemão, Pug e Pinscher, nesta ordem, aparecem em seguida. Nessa modalidade de crime, o preço dos pets roubados pode variar entre R$ 500 e R$ 4.500.
Dos mais de 8.000 roubos de cão em quase dois anos, 1.350 ocorreram em São Paulo, estado que lidera o ranking desse tipo de delito.Em sequência, estão Santa Catarina (1.133), Rio Grande do Sul (722), Paraná (684) e Rio da Janeiro (552).
O principal fator para que grande parte das ocorrências tenha sido em cidades paulistas é a população, mas não o único, explica Gabriella Maciel, representante da pesquisa.
“A facilidade de acesso ao local de denúncia. Então, em São Paulo, principalmente na capital, as pessoas conseguem ir com facilidade a um centro policial para registrar essa ocorrência, o que pode influenciar esse registro”, afirma.
Mín. 17° Máx. 22°