O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta segunda-feira, dia 3, as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem 2023.
Entre outras atribuições, quem for selecionado para trabalhar como certificador no Enem, será responsável por certificar, no local de realização do exame, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem (5 e 12 de novembro).
Quem pode se candidatar: docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2023, e servidores públicos do Poder Executivo Federal. A remuneração será de R$ 384,00 por dia trabalhado.
É obrigatório ter ensino médio completo e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no exame. No momento da inscrição, o candidato pode selecionar até três cidades ou sub-regiões de atuação.
As inscrições para trabalhar como certificador no Enem 2023 podem ser realizadas por meio do Sistema RNC até as 23h59 do dia 24 de julho.
Declaração
Os professores que desejam participar do processo devem preencher a declaração disponível no Sistema RNC, na qual devem informar dados como nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, nome da escola em que atua, entre outros.
A divulgação da relação de interessados confirmados/não confirmados e dos convocados para o curso de capacitação está prevista para o dia 14 de agosto no Sistema RNC. Essas pessoas devem participar do curso à distância promovido pelo Inep, no qual receberão instruções sobre os procedimentos, normas e critérios técnicos da RNC.
Serão considerados aptos a atuar como certificadores do Enem, os colaboradores aprovados no curso com, no mínimo, 70% de aproveitamento.
Mais informações no Edital 43, de 19 de junho de 2023.
Mín. 23° Máx. 26°