A Escola do Campo e Estação de Ciências em Tempo Integral Margarete Cruz Pereira, localizada no município de Cariacica, no interior do Espírito Santo, teve, nesta quinta-feira (16.11), uma manhã dedicada a inaugurar e vivenciar ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma nas suas instalações. O Escola Transforma é um projeto que vem realizando intervenções e melhorias em instituições públicas de várias regiões do Brasil.
Cerca de 118 estudantes matriculados do Ensino Fundamental I até o Ensino Fundamental I desfrutarão dos novos espaços e equipamentos, que incluem parquinho, horta, mesa de jogos, toldo para o refeitório, além de itens de cozinha. O objetivo é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal.
De acordo com diretor Daniel Machado da Silva, a Escola do Campo é uma escola muito grande, com uma demanda muito grande de serviços e de ações necessárias. “Então, toda vez que um equipamento assim chega, ele traz um diferencial, como os brinquedos para as crianças do Fundamental I, os jogos disponibilizados para o Fundamental II, os equipamentos disponibilizados para o pessoal da cozinha e as melhorias que vêm junto a eles. Para quem trabalha na escola é algo importantíssimo, porque mostra que não estamos sozinhos e faz os alunos se sentirem vistos e importantes, principalmente na questão do lúdico. Às vezes se tem a interpretação de que a escola é responsável por questões de exatas, mas também vale o aprendizado com base na ludicidade, na brincadeira e no convívio”, declarou.
Idealizado pelo Instituto Cuidare e patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, o projeto Escola Transforma nasceu em 2021 e, neste ano de 2023, dedica sua atenção às populações rurais. Após fase de diagnóstico e ações de voluntariado nessas escolas, agora será o momento de oficializar a implementação dos novos espaços e estruturas, como hortas, salas de leitura, parques infantis, brinquedoteca, mobiliário, entre outros equipamentos.
“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação. Acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades com mais de 55 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco está em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades", explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.
Impacto social - Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.
“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirma Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.
Mais de 30 mil alunos - Com a rodada de entregas de novembro, o Escola Transforma soma 10 salas de leitura às 35 já entregues em outras etapas, totalizando 45. O projeto também vai inaugurar mais 12 novas hortas, além das 40 já implantadas, totalizando 52. Serão entregues ainda nove novos parquinhos, além dos 39 já instalados, perfazendo 48. Já o número de brinquedotecas passará de seis para sete. Além disso, até hoje já foram doados 14.600 livros e quatro quadras esportivas foram reformadas por meio do projeto. Ao todo, são 55 escolas beneficiadas e mais de 30 mil alunos.
Mín. 23° Máx. 26°