Adotar um estilo de vida saudável contribui muito para a saúde, inclusive para prevenir doenças graves como neoplasias malignas.
Um novo estudo da Sociedade Americana do Câncer (American Cancer Societ) revelou que quatro em cada 10 diagnósticos de câncer e quase metade de todas as mortes pela doença de adultos com mais de 30 anos podem ser atribuídos a fatores de risco evitáveis.
Entre os fatores de risco modificáveis mais prevalentes identificados pelo estudo estão o tabagismo ativo e passivo, excesso de peso, etilismo, exposição à radiação ultravioleta e sedentarismo.
“Esses fatores de risco são conhecidos da população, mas é importante que novas evidências reforcem a necessidade e a urgência de combatê-los. E que a partir dessas novas descobertas sejam implementadas campanhas e ações educativas e preventivas de enfrentamento a todas essas condições que favorecem o surgimento de câncer, que infelizmente vem aumentando a incidência em todo o mundo”, destacou a oncologista Virgínia Altoé Sessa.
A médica esclareceu, ainda, que não há uma medida 100% eficaz na prevenção do câncer, mas reduzir os fatores de risco associados à doença faz toda a diferença.
“Há casos que são de origem genética, mas esses não passam de 15% das incidências. A principal forma de prevenir o câncer ainda é adotar um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividade física, alimentação equilibrada e ficar longe dos vícios da bebida, do cigarro e outras drogas”, explicou Virgínia.
POutra forma de prevenir o câncer, segundo a oncologista, é estar com os exames médicos em dia. “Hoje há muitos tipos de tumores que são rastreados por exames eficazes que podem diagnosticar a doença na fase inicial, aumentando as chances de cura. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e realizar todos os exames, segundo as necessidades de cada faixa etária ou estado individual de saúde”, concluiu a médica Virgínia Altoé Sessa.
Principais fatores de risco associados ao câncer:
- Tabagismo (ativo e passivo)
- Excesso de peso
- Consumo de álcool
- Exposição à Radiação Ultravioleta (UV)
- Estilo de vida sedentário
Fonte: American Cancer Societ
Mín. 21° Máx. 21°