Tudo pronto para a maior celebração do Congo de Roda D’Água, manifestação popular de caráter único e representativo, na zona rural de Cariacica.
A Tradição é passada de pai para filho e se mantém viva até os dias atuais.
Sua origem remonta há mais de 100 anos, de acordo com a memória dos mestres.
Sendo que o congo de máscaras, antes, só uma caminhada na comunidade, chamada de carnaval de rua, atualmente não apresenta mais as mesmas características do passado, adquirindo o formato de concentração das bandas, e recebe pessoas de vários lugares para acompanhar e conhecer o congo e o João Bananeira.
Com o crescimento e reconhecimento da festividade, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água transformou-se em uma das maiores festas populares do Estado do Espírito Santo.
Em meio à dança dos mascarados e ao batuque dos tambores em devoção à Nossa Senhora da Penha, o Carnaval de Congo de Máscaras acontece anualmente no dia da padroeira de nosso Estado e reúne espectadores de diversas regiões.
Entre tambores e casacas, são entoadas antigas canções, destacando-se a presença do mascarado “João Bananeira”, enquanto fiéis carregam o andor com a imagem da padroeira.
A grande festa movimenta a região de Roda D’Água, zona rural de Cariacica e conta com uma programação extensa que se inicia pela manhã, com a concentração das bandas de congo tradicionais e bandas convidadas na “Bica do Luiz”, que seguem em cortejo até o local da missa campal.
A missa, realizada as 10 horas da manhã, ocorre no campo do América, dando início à festividade que dura a tarde inteira, com uma extensa programação.
As 18 horas, todos os mestres cantam “Iaiá você vai à Penha”, quando, então, a canção "Ave Maria" marca o fim da atividade.
Para o Presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica-ABCC, Jefferson de Azevedo, a realização do Carnaval de Congo de Máscaras tem como principal característica o encontro multicultural da popular congueira, reunindo as seis bandas tradicionais do município e bandas convidadas.
“No Carnaval de Congo deste ano, já tem presenças confirmadas das bandas: APAE - Campo Grande, de Cariacica; Cultura Congo de Bicanga, Manguinhos, e Nossa
Senhora do Rosário de Pitanga, de Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de
Vitória; e Mestre Honório e o Grupo de Congo Madalena's do Jucu, de Vila Velha.
Dar visibilidade a essa tradição centenária que faz parte do contexto históricocultural do povo cariaciquense e, ao mesmo tempo, promover o sentimento de pertencimento da comunidade congueira, é o maior legado da festividade”.
Destaca, ainda, que “ao apoiar e promover a festividade, a Prefeitura Municipal de Cariacica, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo , e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, contribuem diretamente para preservar e divulgar esse importante patrimônio cultural imaterial,
instigando e valorizando a cultura popular que faz parte da identidade, costumes e tradições da nossa comunidade e do estado”.
Mestre Jeffinho, como é reconhecido o Presidente da Associação, ressalta ainda, que, esse ano, além do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Banestes, o evento está sendo patrocinado pelas empresas EDP, ES Gás e Griffus Cosméticos.
“É preciso reafirmar a importância da LICC para a cultura capixaba. Essa iniciativa de fomento cultural, ao permitir o financiamento dos projetos culturais pelas empresas, não só estimula a expansão da produção cultural capixaba, mas também gera trabalho e renda, além de fortalecer a identidade capixaba”, conclui.
O Secretário de Cultura e Turismo de Cariacica, Alvarito Mendes Filho, destaca o empenho da Prefeitura, por meio de suas várias secretarias, em apoiar a realização do evento, que acontece unicamente em Cariacica.
“Não bastasse isso”, explica, “o Carnaval de Congo de Máscara de Roda D’Água é protegido pelo Decreto 117/2020, que o institui como patrimônio cultural imaterial de nossa gente.
Daí o empenho da atual gestão municipal em fomentar a cultura congueira de uma maneira ampla, mas, em especial, o Carnaval de Congo de Máscara, evento centenário que já virou uma tradição cariaciquense e capixaba”.
Para Maria Zalem, produtora cultural e diretora da Sala 5 Produções, “A LICC é atualmente um mecanismo importantíssimo para os agentes e grupos culturais.
Até o ano passado, a Secretaria de Cultura e Turismo do Munícipio e o Banestes eram os únicos patrocinadores do evento.
Poder ampliar essa rede de patrocinadores, para realizar o Carnaval de Congo de Roda D’Água, faz todo um diferencial para evidenciar a cultura popular congueira. Esse ano, com a participação da EDP, ES Gás e Griffus Cosméticos, ampliamos a programação do evento. Além das seis bandas afiliadas à ABCC, teremos a participação de oito bandas de congo convidadas de Vitória, Vila Velha e Serra, além dos Grupos Musicais, Cia Cumby, Ana Porfírio e Banda e o renomado Grupo Moxuara, todos com raízes na região de Roda D’água”.
SERVIÇO
Programação:
Data: 17/04/2023
Local: Estrada de Roda D’Água, S/N – Campo do América – Roda D’água –
Cariacica-ES
Horário: 07h00 às 18h00
07h - Concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D'Água;
Mín. 21° Máx. 26°